Saúde da mulher

9 hábitos para melhorar a saúde das mulheres

Você sabe como cuidar melhor da sua saúde e evitar doenças comuns às mulheres? Às vezes o que nos faz mal são hábitos que adotamos e mantemos até mesmo sem perceber. Por isso, basta fazer algumas mudanças na rotina para você perceber que se prevenir pode ser mais fácil do que imagina! 

Confira a seguir nove dicas para você cuidar melhor do seu corpo e da sua mente!

1. Cuide da alimentação

Já parou para pensar no quanto de nutrientes você pode adquirir ao consumir frutas, legumes, verduras, carnes e grãos? Ao se alimentar bem, reduzem-se as chances de você precisar de medicações e suplementos no futuro. Isso porque grande parte do que o seu corpo precisa pode estar no seu prato.

Por isso, a alimentação saudável não deve ser associada apenas a dietas de emagrecimento. Ela pode trazer muitos benefícios para o nosso dia a dia, contribuindo para a prevenção de doenças e também gerando prazer.

O grande segredo é buscar receitas saborosas e que façam bem à saúde. E se quiser comer uma guloseima de vez em quando, que seja com moderação.

Confira oito receitas saborosas e ricas em cálcio.

2. Crie uma rotina de exercícios físicos

Nosso corpo não foi feito para ficar parado. Ter uma rotina de exercícios físicos melhora a saúde como um todo, incluindo os sistemas pulmonar e cardiovascular. Exercitar-se também contribui para a saúde mental, pois estimula a produção de hormônios da felicidade e do prazer. Logo, ela é um remédio muito eficaz contra a depressão.

Mas se você não gosta de ir à academia, não precisa se prender. Há muitas atividades físicas que podem ser feitas ao ar livre, ou na piscina. Sem contar as aulas de dança, ou mesmo os passeios no quarteirão que você pode fazer com seu cachorro. O segredo é buscar aquilo que te dá mais satisfação.

Saiba se atletas podem desenvolver Osteoporose.

3. Tenha uma boa noite de sono

Dormir contribui muito para a saúde como um todo, inclusive com relação ao sistema imunológico. É durante o sono que nossos músculos e ossos se desenvolvem, depois que são estimulados pelos exercícios físicos, e até a pele se rejuvenesce.

Uma boa noite de sono também interfere no nosso humor e pode aliviar o estresse. A renovação da energia melhora a produtividade no dia a dia. Sem contar os efeitos sobre a memória e o raciocínio lógico. Por isso, o ideal é que tenhamos cerca de 8 horas de sono por noite.

4. Cuide da pele

Ter uma pele saudável também é importante para evitar certos tipos de doença, inclusive o câncer. Para isso, as mulheres devem tomar alguns cuidados simples, mas que fazem muita diferença.

Depois de tomar a sua Vitamina D diária, passe protetor solar. A exposição em excesso aos raios UV faz mal e pode até causar manchas. Tenha cuidado também ao escolher e usar cosméticos. E não deixe de retirar a maquiagem antes de dormir. Além de tudo, isso ajuda a manter a pele mais jovem.

5. Pratique meditação

Quando a rotina da casa ou do trabalho se torna estressante, precisamos dar uma pausa no nosso dia para acalmar a mente. Muitas pessoas acreditam que meditar significa esvaziar a mente, mas ele é sobretudo um exercício de respiração e concentração.

O grande segredo é focar no próprio ar que entra e sai do corpo e deixar os pensamentos irem embora da mesma maneira, sem prestar atenção a eles. Essa prática simples ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade e, quando faz parte da rotina, pode trazer muitos benefícios.

6. Dê atenção à vida amorosa e sexual

Às vezes esquecemos que o amor e o sexo também contribuem muito para a nossa saúde. Ambos podem mexer com os nossos sistemas pulmonar e cardiovascular, além de estimular a produção de hormônios do prazer e da felicidade.

Por outro lado, quando não cuidamos da nossa vida amorosa e sexual, podemos estar deixando de lado parte da nossa sociabilidade e bem-estar. Como consequência, podem surgir sintomas como estresse, ansiedade e depressão.

Quando estamos bem com nós mesmos e com o outro, tudo ao redor flui melhor, inclusive a nossa saúde.

7. Cuide da vida social

A família e os amigos têm um papel importante na nossa saúde mental. Essas pessoas tendem a fazer parte de momentos marcantes da nossa vida, sejam tristes ou felizes. Por isso, ter uma vida social saudável também pode ajudar a combater diversas doenças.

Muitas enfermidades do corpo podem ser acionadas por transtornos como estresse, ansiedade e depressão. Ou seja, estar rodeada de pessoas que te fazem bem e ter com quem contar nos momentos difíceis colabora muito para a sua saúde. Faça esse simples exercício: converse sobre você e pergunte como o outro está.

8. Faça exames preventivos

Estatísticas mostram que as mulheres têm um maior cuidado com a saúde, em comparação com os homens. Mesmo assim, vale a pena lembrar a importância de realizar exames preventivos, sejam eles ginecológicos ou não.

Se você possui algum histórico familiar de doenças, é importante ficar de olho para acompanhar qualquer possibilidade de desenvolver esta enfermidade. Muitas mulheres não sabem que fazem parte do grupo de risco de Osteoporose e outras doenças até que os sintomas surjam.

Faça um check-up anual e previna-se!

9. Previna-se contra a Osteoporose

Você sabia que as mulheres são o grupo mais atingido pela Osteoporose, a doença dos ossos frágeis? Esse risco surge principalmente com a menopausa, quando os níveis de estrogênio caem e impactam na absorção do cálcio pelos ossos.

Para se prevenir, é muito importante manter uma alimentação saudável e rica em cálcio, vitamina D e outros nutrientes. Praticar exercícios físicos contribui para a formação e fortalecimento dos ossos. E tomar sol diariamente também é importante.

Se você já passou pela menopausa, não deixe de fazer um check-up e realizar o exame de densitometria óssea. Em alguns casos, os médicos podem recomendar uma reposição hormonal, mas nem sempre o tratamento é indicado ou necessário.

Baixe o Guia Completo sobre Osteoporose em Mulheres e saiba como se prevenir.

Inscreva-se na newsletter

Receba dicas da Osso Forte para cuidar da sua saúde

>>

    Inscreva-se na newsletter

    Receba dicas da Osso Forte para cuidar da sua saúde