A osteoporose no inverno

A osteoporose é uma doença causada pela perda de massa óssea, fazendo com que os ossos fiquem mais fracos e propensas a fraturas.

No inverno, onde há uma incidência solar menor, o nosso organismo começa a absorver menos vitamina D do que é realmente necessário, fazendo com que haja também uma diminuição na absorção de cálcio. Sendo assim, o clima frio tem grande impacto no tratamento da osteoporose. 

Como uma vitamina D previne uma osteoporose?

A vitamina D está entre os principais elementos que podem impedir a osteoporose. Para absorver essa vitamina de forma significativa, é uma rotina de exposição de todos os dias entre 10 e 15 minutos antes das 10h e após as 16h. Mas, no inverno, a incidência solar é muito menor, mesmo o Brasil é um dos países onde a presença é constante. 

Quanto menor a quantidade de vitamina D absorvida, menor a absorção de cálcio também ou o segundo nutriente mais importante no tratamento e prevenção da osteoporose. Esse cálcio que é absorvido no intestino, tendo como mediador esse processo, possui uma vitamina D. Na sua ausência, o cálcio quase não é mais absorvido.

 

Como controlar a osteoporose no inverno? 

Para resolver essa situação, é necessário executar uma suplementação. Certos medicamentos possuem esses componentes em suas fórmulas, fazendo com que a produção de cálcio retorne e, assim, o controle da doença seja feito mesmo sem exposição ao sol. 

 

O que mais o frio causa em quem tem osteoporose?

No frio, aqueles que sofrem de doenças podem sofrer com outras coisas além da falta de absorção de cálcio devido à baixa vitamina D. Nessa época do ano, é comum ou dor nos ossos aparecer e, para impedir que isso seja preciso, é preciso agasalhar bem, colocar como atividades físicas na rotina e se possível, fazer fisioterapia. Além disso, uma ingestão de alimentos ricos em cálcio também pode ajudar.

Inscreva-se na newsletter

Receba dicas da Osso Forte para cuidar da sua saúde

>>

    Inscreva-se na newsletter

    Receba dicas da Osso Forte para cuidar da sua saúde