Benefícios do açaí para os ossos

O açaí ajuda a prevenir osteoporose? Conheça os benefícios.

Seja ele puro ou combinado com outras frutas, o açaí é um queridinho dos brasileiros e chama a atenção mundo afora pela variedade de formas com que pode ser consumido. Além de saboroso, o açaí é rico em nutrientes que favorecem a alimentação e permitem uma vida mais saudável.

O que muitos não sabem é que ao incluir alimentos derivados do fruto nas refeições, os efeitos benéficos à saúde vão além do tão conhecido poder energético. E combinado a outros ingredientes, o açaí se torna um importante aliado numa alimentação saudável. A partir deste artigo, conheça melhor como tirar proveito desse fruto e como adicioná-lo à sua dieta com receitas fáceis de preparar em casa. 

Por que o açaí é saudável?

Poder imunizante

Em conjunto com outros alimentos de origem vegetal, o açaí promove uma ação antioxidante que fortalece o sistema imunológico e defende o corpo de infecções, bactérias e vírus que podem ser absorvidos pelas células. 

Potencial energético

Para quem gosta de se exercitar, o açaí também é rico em carboidratos e possui alto teor energético. Essa energia proveniente do alimento atua no seu organismo, aumentando a disposição durante as práticas de exercícios físicos.

Combate ao envelhecimento

Se for consumido de forma correta, a taxa de antioxidantes também previne o processo de envelhecimento precoce. Rico em vitaminas do tipo C e E, esses nutrientes trabalham contra os radicais livres que favorecem o desgaste das células do corpo.

Fortalece o coração

Além de auxiliar na melhora do fluxo sanguíneo do coração, o consumo de açaí provoca no organismo uma alta concentração de polifenóis e, principalmente, antocianinas. Esta última substância é responsável pela coloração roxa do alimento. Juntos, o polifenol e a antocianina previnem o endurecimento de vasos e o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Melhora o Intestino 

Você sabia que o açaí pode até melhorar o funcionamento do seu intestino? Assim como todas as frutas, esse alimento é rico em fibras, o que favorece e estimula o intestino, prevenindo as temidas prisões de ventre.

Trata e previne a anemia

O açaí também é rico em ferro, por isso, ele atua na prevenção e no combate à anemia. O ferro também é importante para prevenir o cansaço, a fadiga e o déficit de concentração, além de tornar os seus cabelos mais fortes e saudáveis.

Previne e combate a osteoporose

Sendo alguns dos responsáveis pela construção e fortalecimento do esqueleto ósseo, o cálcio e o potássio estão presentes em grandes quantidades no fruto. Ao preservar os ossos, o açaí previne diversos problemas relacionados ao tecido ósseo, especialmente a Osteoporose, doença que torna os ossos frágeis e porosos.

3 receitas refrescantes com açaí

Depois de saber quais os benefícios do açaí na sua saúde, nada melhor do que experimentar as diferentes formas de consumir o fruto no seu dia a dia. Sugerimos abaixo três receitas fáceis de se fazer em casa:

Suco de açaí

Ingredientes

100 g de polpa de açaí

250 ml de leite

1 colher (sopa) granola e/ou amendoim moído

Modo de preparo

Adicione cada ingrediente, um de cada vez, até criar consistência. Adoce a gosto e sirva gelado.

Milkshake de açaí

Ingredientes

250 g de açaí em polpa;

200 g de iogurte tipo grego;

2 colheres de sopa de leite;

Frutas a gosto.

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até atingir a consistência. Sirva gelado e  acrescente pedaços de frutas ou granola para tornar a sobremesa ainda mais saborosa.

Geladinho de Açaí

Ingredientes

500 g de polpa de açaí;

2 xícaras de chá de água;

2 bananas;

10 morangos.

Modo de preparo

Bata no liquidificador o açaí e a água. Encha os saquinhos até a metade e reserve. 

Em seguida, bata as frutas até atingirem uma consistência líquida e complete os saquinhos.

Guarde no congelador por algumas horas, até que esteja completamente sólido. Sirva gelado.

 

Agora que você já conhece os benefícios do açaí para o organismo, que tal aprender outros modos de cuidar da sua saúde? Confira nosso material gratuito sobre 7 maneiras de prevenir a Osteoporose!

Inscreva-se na newsletter

Receba dicas da Osso Forte para cuidar da sua saúde

>>

    Inscreva-se na newsletter

    Receba dicas da Osso Forte para cuidar da sua saúde