7 benefícios do exercício físico para a sua saúde

Com que frequência você movimenta o seu corpo? Muitas vezes nós não percebemos, mas estamos estimulando nossos músculos e ossos ao longo do dia. Seja ao subir e descer escadas, levar o cachorro para passear ou andar e pedalar até o trabalho. Por outro lado, nem sempre a quantidade de exercício que fazemos é suficiente para deixar nosso corpo saudável.

Enquanto há pessoas que são bastante ativas, há outras que se tornam sedentárias mesmo sem querer. Às vezes a agenda é muito apertada e a pessoa passa a maior parte do tempo parada de carro no trânsito ou sentada junto ao computador no trabalho e, quando chega em casa, só quer deitar na cama e assistir TV. Ela pode não ter a intenção, mas acaba prejudicando a própria saúde.

Você sabia que a OMS recomenda uma rotina de 300 minutos de atividade física (ou 150 minutos intensos) por semana? Não tem problema se você não tem tempo para ir à academia ou não gosta desse tipo de atividade. Você pode distribuir esse tempo da maneira como preferir. O que não pode é ficar parado.

Confira a seguir quais os benefícios do exercício físico para o seu dia a dia.

1. Regula o peso

Quem está acima do peso ideal ou não se sente feliz com seu corpo deve apostar na atividade física. Ela é a melhor alternativa para emagrecer de maneira saudável, pois a prática promove a queima de calorias e a perda de gordura. Isso é importante especialmente para evitar o sobrepeso, que pode gerar problemas cardiovasculares, diabetes, osteoartrose, entre outros.

No entanto, é preciso lembrar que os efeitos dependem de cada pessoa, da modalidade, frequência e intensidade do exercício. Ou seja, você não deve se comparar a outras pessoas, nem extrapolar os limites do próprio corpo. Outro fato é que sem uma boa alimentação, os resultados não são tão satisfatórios.

2. Estimula a alimentação saudável

A relação entre exercício físico e alimentação é muito estreita. Se não nos alimentarmos bem antes de um treino, podemos até mesmo passar mal. E isso não acontece por acaso. Os alimentos são responsáveis por garantir os nutrientes que o nosso corpo precisa para funcionar bem, além de ser uma fonte de calorias e energia.

Ao nos exercitarmos, nós gastamos as calorias vindas dos alimentos e utilizamos a energia como um combustível. O exercício também estimula a absorção dos nutrientes pelo organismo, tornando o corpo mais saudável. Por isso, se alimentar bem faz parte de ter um bom condicionamento físico.

Ter uma alimentação inadequada pode causar fadiga e até lesões por falta de nutrientes. A água também é fundamental para manter o corpo hidratado, pois perdemos muito líquido quando suamos.

3. Melhora a qualidade do sono

Você tem problemas de insônia? Às vezes o melhor remédio pode ser simplesmente a atividade física. Isso acontece porque o sono tem a missão de restaurar as energias e quando não nos exercitamos, não gastamos energia suficiente.

Quem pratica exercício físico tende a dormir mais rápido, descansar melhor e ter um sono mais profundo. Como consequência, é natural que a pessoa acorde mais bem disposta para começar o dia. E é claro que isso também impacta na saúde mental, como falaremos a seguir.

4. Contribui para a saúde mental

A atividade física faz muito bem ao nosso cérebro. Quanto mais praticamos, mais produzimos endorfina, um hormônio que promove o bem-estar e a sensação de prazer. Como consequência, nos sentimos mais bem humorados e relaxados. Isso é importante para combater o estresse, a depressão e a ansiedade.

A sensação de meta cumprida e superação também contribui para a autoestima. À medida que ganhamos condicionamento físico e avançamos os níveis do esporte, sentimos que somos mais capazes de enfrentar obstáculos. O exercício também dá mais energia e disposição para trabalhar e realizar tarefas do cotidiano.

5. Melhora a vida social

Se pararmos para pensar na nossa infância, vamos perceber o quanto a prática de esporte foi importante para a sociabilidade e pode continuar sendo. Quando praticamos uma atividade física em grupo, nos tornamos parte de uma comunidade.

Por terem esse interesse em comum, muitas pessoas criam laços de amizade e passam a se incentivar. Com o tempo, aquelas pessoas se tornam uma parte importante da sua vida social. Muitos combatem a depressão e a solidão dessa maneira.

6. Aumenta a qualidade de vida

Dançar, caminhar, nadar, levantar pesos e até subir escadas contribuem muito para a sua saúde. Quando fazemos um mix de atividades físicas e realizamos com frequência, ganhamos em qualidade de vida.

O exercício estimula o funcionamento do corpo, promovendo o ganho de massa muscular e óssea, o bombeamento do sangue, a melhora do fôlego, a regulação do nível de açúcar, a redução da gordura, entre tantos outros benefícios. É por isso que quem se exercita não só tem um condicionamento físico melhor, como também um sistema imunológico mais forte e menos chances de desenvolver Alzheimer.

7. Promove o envelhecimento saudável

A prática de exercícios físicos também está diretamente relacionada com a expectativa de vida. Por isso, mesmo pessoas idosas precisam se exercitar para garantir mais qualidade de vida e independência.

Nessa idade, prevenir problemas cardiorespiratórios e a diabetes não são o único foco. É preciso ter músculos e ossos fortes e saudáveis para desacelerar a perda de massa óssea, que leva à Osteoporose – doença dos ossos fracos que causa autolimitação. O indicado é combinar alongamento com exercícios aeróbicos e de força.

 

Quer ter uma vida mais longa e saudável? Baixe gratuitamente o Guia de prevenção contra a Osteoporose e saiba como se cuidar.

Inscreva-se na newsletter

Receba dicas da Osso Forte para cuidar da sua saúde

>>

    Inscreva-se na newsletter

    Receba dicas da Osso Forte para cuidar da sua saúde