Você sabia que além de auxiliar na mastigação dos alimentos, os dentes são fundamentais para a fala? Além disso, o sorriso demonstra emoções e empatia, e pode influenciar até mesmo no desenvolvimento da carreira. Afinal, a aparência também contribui para a criação da imagem que as pessoas têm de você.
Por todos esses motivos, cuidar dos dentes é muito importante. Os maus hábitos de higiene podem tanto impactar na saúde bucal quanto contribuir para o desenvolvimento de outras doenças. Por isso, nesse post vamos te explicar como os dentes são formados e o que você pode fazer para cuidar bem deles.
Como os dentes são formados?
Os dentes começam a se formar dentro do maxilar e da mandíbula ainda durante a gestação. Só depois do nascimento, por volta dos seis meses de idade, que os dentes de leite começam a nascer.
Essa primeira fase da dentição dura até os seis anos de idade, época em que inicia a queda dos dentes de leite e nascem os dentes permanentes. Ao fim desse processo, a pessoa deve contar com 32 dentes sendo: 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares. Algumas pessoas podem possuir ainda os 4 sisos.
Enquanto a raiz do dente continua presa ao osso, a coroa é a parte que conseguimos ver. Na estrutura dos dentes existem ainda:
- polpa: rica em vasos sanguíneos e nervos, localizada no centro do dente.
- dentina: envolve a polpa e tem composição semelhante ao osso.
- esmalte: composto por fosfato e cálcio.
Entenda qual a importância do cálcio para a formação dos ossos.
Quais alimentos fortalecem e prejudicam os dentes?
Assim como qualquer outra parte do corpo, os dentes também são beneficiados ou prejudicados pela nossa dieta alimentar. Por isso, vale a pena nos atentar à nossa alimentação para termos uma dentição mais saudável e evitar doenças.
Sabe aquelas frutas cítricas, como limão e laranja, que conhecemos por serem ricas em vitamina C? Elas também ajudam a prevenir doenças como o escorbuto, que causa sangramento na gengiva. Outras frutas, verduras e legumes ricas nessa vitamina são: mamão, caju, goiaba, acerola, couve, brócolis e pimentão.
Peixes como sardinha, atum e salmão, além de chia a linhaça, são ricos em ômega-3, que possui ação anti-inflamatória. Já o resveratrol é um antioxidante presente na uva, mirtilo e amendoim. Alimentos ricos em fibra, como aveia, aspargo e couve, também ajudam a aumentar a imunidade. Até a água pode trazer grandes benefícios para os dentes. Além de contribuir para a hidratação do corpo, o líquido evita o mau hálito, cárie e inflamações.
Por outro lado, o açúcar ainda é considerado um grande vilão, e ele não é responsável apenas pela incidência de cáries. Doces, refrigerantes e outros alimentos industrializados como sucos e biscoitos são ricos em açúcar. Além de contribuir para o sobrepeso, a diabetes e outras doenças, essa substância viciante pode causar gengivite e periodontite, se consumida em excesso.
É muito importante se atentar ao rótulo dos alimentos e evitar produtos ricos em como sacarose, glicose ou frutose. Além do açúcar, esses alimentos ultraprocessados também podem conter carboidratos refinados e gorduras saturadas e trans que não fazem bem à saúde.
12 dicas para cuidar bem dos seus dentes
Cuidar bem dos seus dentes pode evitar diversos problemas de saúde, como: dores, mau hálito, doenças da gengiva, cárie e dentes fracos, quadro que pode ser intensificado pela Osteoporose.
Para criar bons hábitos, o ideal é que o estímulo aconteça desde a infância. Nessa fase, é mais fácil criar costumes de higiene e boa alimentação. A ida regular ao dentista é extremamente importante e quando a criança se sente à vontade em ir ao consultório, dificilmente ela terá medo de realizar tratamentos odontológicos e prevenções.
Para além disso, independente da idade, existe uma série de práticas que você pode adotar no seu dia a dia para manter os dentes sempre saudáveis.
- Escove os dentes ao menos três vezes ao dia, usando escovas de cerdas macias e fazendo movimentos suaves e circulares.
- Evite usar a força durante a escovação, pois pode causar sensibilidade.
- Troque a escova de dente a cada três meses ou quando estiver desgastada, e armazene-a em ambiente seco.
- Opte pelo uso pasta de dente com flúor, exceto para crianças pequenas.
- Use fio dental diariamente para remover placas bacterianas.
- Evite usar palitos para limpar as frestas entre os dentes.
- Escovar a língua também ajuda a prevenir doenças bucais. Você também pode utilizar raspadores.
- Se tiver prescrição do dentista, você pode utilizar enxaguante bucal.
- Reduza os níveis açúcar e produtos ultraprocessados na sua alimentação.
- Beba água regularmente para estimular a produção de saliva.
- Não mastigue objetos ou abra embalagens com os dentes.
- Evite fumar ou consumir bebidas alcóolicas em excesso.
Você se preocupa com o seu sorriso? Entenda qual o impacto da Osteoporose na saúde dos dentes.