Cuidados para exercitar

6 cuidados que você deve ter ao se exercitar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda realizar de duas a três horas de atividades físicas por semana. Isso porque se exercitar é uma das melhores formas de evitar doenças como a Osteoporose, melhorar a produtividade e a criatividade e ainda aumentar a qualidade de vida em todas as idades.

Existem alguns cuidados que podem fazer toda a diferença na sua rotina de atividades físicas. A intensidade certa, a postura adequada e uma alimentação nutritiva, por exemplo, têm o poder de tornar os seus exercícios muito mais seguros e eficazes. 

Neste artigo, você vai descobrir as principais preocupações que você deve ter na hora de se exercitar. 

 

6 cuidados essenciais na hora de praticar atividades físicas

Confira a seguir alguns cuidados básicos que você deve ter para não errar nos exercícios físicos. 

1. Manter-se hidratado e alimentado

Manter o seu corpo hidratado e bem alimentado é o primeiro passo para a sua rotina de exercícios. O corpo pode perder bastante líquido com o suor, por isso leve sempre consigo uma garrafa de água ou de bebida isotônica. Além disso, uma boa alimentação é muito importante para ter energia suficiente para se exercitar. Realizar atividades físicas sem se alimentar pode causar fraqueza e desmaio, e você pode se machucar gravemente.

Conheça a importância da vitamina D para os ossos.

2. Usar roupas confortáveis

Muitas pessoas subestimam a importância de usar roupas adequadas para praticar exercícios físicos. Mas a verdade é que o vestuário pode fazer toda a diferença na sua rotina. O desconforto das roupas pode acabar sendo uma distração na hora da sua atividade, impedindo o bom rendimento e pode até contribuir para lesões.

Prefira roupas leves e confortáveis, que permitam que a pele respire e que facilitem os movimentos. Se a sua rotina de atividades é ao ar livre, busque por peças com fator de proteção solar. Não se esqueça de que o calçado também é essencial, afinal você não quer terminar o exercício com os pés doloridos por causa de tênis desconfortáveis.

3. Buscar orientação para exercícios mais intensos

Rotinas de exercícios intensos podem exigir bastante conhecimento técnico para não machucar o corpo. Por isso, é importante buscar orientação de um profissional para saber se determinadas atividades são adequadas para você e como fazê-las da forma correta. 

Alguns exercícios, por exemplo, são melhor aproveitados sem se alongar antes. Outros já requerem um alongamento para não causar lesões, dores e distensões. Existem ainda atividades que exigem uma postura correta.

Você pode começar a se informar através de conteúdos em blogs e vídeos de entidades especializadas em saúde física. Mas o ideal mesmo é sempre procurar um educador físico ou fisioterapeuta.

4. Respeitar os limites do corpo

Muitas pessoas costumam exagerar na intensidade ou na frequência das atividades físicas, e isso prejudica muito a saúde do corpo. O excesso de exercício pode causar distúrbios alimentares, disfunções hormonais e até mesmo Osteoporose.

Saiba mais sobre a ocorrência de Osteoporose em mulheres atletas.

Assim, respeitar os limites do seu corpo é fundamental para se exercitar sem se machucar. Comece a se exercitar com um ritmo confortável e vá evoluindo aos poucos, de acordo com o avanço do seu condicionamento físico. Inicialmente, seu limite pode parecer baixo, mas o importante é se movimentar sem causar lesões. Fique atento para os sinais do seu corpo!

5. Dar um tempo de descanso

O tempo de descanso após a atividade física pode ser tão importante quanto a atividade em si. Vale lembrar que boas noites de sono têm impacto direto no processo de renovação óssea, que é essencial para prevenir doenças que afetam a saúde dos nossos ossos.

Além disso, não descansar o suficiente pode acabar com a sua motivação para praticar exercícios nos próximos dias. Por isso, depois de se movimentar bastante, você deve dar um tempo para o seu corpo recuperar o fôlego e os ânimos.

6. Priorize atividades agradáveis

Quando praticamos uma atividade que não nos agrada, a tendência é ficarmos desmotivados para continuar com a rotina de exercícios físicos. E não adianta fazer muito exercício em um só dia e depois passar semanas sem se movimentar, não é mesmo? 

Por isso, escolher a atividade ideal para você é um cuidado muito importante. Existem diferentes modalidades que variam em intensidade, impacto e até mesmo em nível de disciplina. Seja natação, ciclismo, musculação, dança ou qualquer outra atividade, o importante é priorizar o que você acha divertido. 

 

Gostou deste conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter para aprender a se prevenir da Osteoporose todos os dias.

Inscreva-se na newsletter

Receba dicas da Osso Forte para cuidar da sua saúde

>>

    Inscreva-se na newsletter

    Receba dicas da Osso Forte para cuidar da sua saúde