Exercício físico para os ossos

Exercício físico para os ossos: aprenda a combater a Osteoporose

Você sabia que o exercício físico é fundamental para manter os seus ossos saudáveis? Quando temos ossos fortes, nossa qualidade de vida é melhor, especialmente para idosos, que podem ter mais autonomia para realizar as tarefas do dia a dia.

Por isso, mesmo os jovens precisam se preocupar em cuidar da saúde óssea para ter benefícios lá no futuro. Pensando nisso, convidamos o educador físico e integrante da Osso Forte, Bruno Costa, para explicar como a atividade física ajuda a prevenir e tratar a Osteoporose.

Confira a entrevista completa a seguir:

Osso Forte – Como a atividade física ajuda a prevenir a Osteoporose?

Bruno Costa – Atividade física, principalmente as que promovem impacto, como por exemplo a corrida, são excelentes estratégias para prevenção da Osteoporose, pois são indutores na formação de ossos.

Osso Forte – O que deve estar aliado à atividade física e qual a sua importância?

Bruno Costa – Hábitos saudáveis como boa alimentação, saúde mental, boa noite de sono e afins. Eles sempre estarão aliados à prática de exercícios, independentemente se é uma pessoa saudável ou com alguma patologia. No caso da osteoporose, sem sombra de dúvida, esses hábitos promoveram maior eficiência e resultado no tratamento do paciente.

Bruno Costa é educador físico e integrante do projeto Osso Forte

Osso Forte – Quais atividades podem ser realizadas por pacientes com Osteoporose?

Bruno Costa – Caminhadas e musculação são as mais indicadas. Mas é preciso tomar cuidado com o ambiente em que será realizada a atividade para evitar tombos. E é sempre necessário ter a supervisão de um profissional de educação física.

Osso Forte – Qual a frequência e intensidade ideais no caso de quem tem a doença?

Bruno Costa – No mínimo três vezes na semana. A prescrição deve obedecer a individualidade do paciente, o que deixa evidente a integração entre o profissional de educação física, com o médico e o fisioterapeuta.

Osso Forte – Quais cuidados esses pacientes devem ter para evitar quedas e lesões?

Bruno Costa – Cargas muito pesadas, ambientes sem apoio, piso liso e desníveis de solo são um risco desnecessário durante a prática de exercícios.

Osso Forte – Quais outros benefícios o exercício físico pode proporcionar à saúde física e mental?

Bruno Costa – O exercício físico promove maior funcionalidade do corpo para as atividades diárias, auxílio na prevenção e tratamento das mais diferentes doenças metabólicas. No que diz respeito à saúde mental, à luz da ciência o exercício físico auxilia no tratamento e prevenção das mais diferentes doenças, como por exemplo depressão e transtorno de ansiedade.

Osso Forte – Observamos que as pessoas têm se preocupado mais com a saúde do corpo nos últimos anos. A Osteoporose está entre as justificativas?

Bruno Costa – A busca por ter uma boa saúde só vem aumentando. Hábitos promotores de saúde e longevidade têm se tornado cada vez mais comuns na vida das pessoas. No entanto, a motivação não está em uma patologia específica, mas sim na integralidade da saúde.

Bruno Costa é formado em educação física e pós-graduando em treinamento de força UFRJ. Com mais de 13 anos atuando como personal trainer, ele já acumulou mais de 20.000 aulas dadas.

 

Baixe o guia completo: 7 maneiras de se prevenir contra a Osteoporose

Inscreva-se na newsletter

Receba dicas da Osso Forte para cuidar da sua saúde

>>

    Inscreva-se na newsletter

    Receba dicas da Osso Forte para cuidar da sua saúde