Alimentos com magnésio

Porque o magnésio ajuda a prevenir a Osteoporose e outras doenças

Encontrado em diversos alimentos, o magnésio tem grande importância na dieta e o consumo adequado atua na prevenção de doenças, como a Osteoporose. Essa fraqueza óssea ocorre especialmente pela má absorção de nutrientes essenciais para a formação e remodelação dos ossos.

Isso pode acontecer em decorrência do envelhecimento, déficit hormonal, histórico familiar e até o uso contínuo de medicamentos com corticoide. Mas a falta de magnésio também pode comprometer o metabolismo do cálcio, que compõe os ossos.

Neste post, você vai descobrir como o magnésio age no organismo, de que maneira ele contribui para o fortalecimento dos ossos, e como adquirir esse nutriente.

Função e benefícios do magnésio

Abundante no nosso corpo, o magnésio é um mineral que colabora com várias atividades do organismo, inclusive na regulação da pressão arterial e da contração de músculos, como os batimentos cardíacos. Ele também alivia tensões musculares, evitando dores e cãibras. 

Além disso, o magnésio colabora para o desempenho de vários órgãos e diversas funções do organismo. Alguns exemplos disso são a atuação no funcionamento do sistema nervoso ao auxiliar na transmissão de impulsos nervosos. Outra função está relacionada à produção de proteínas e ao equilíbrio do açúcar presente no sangue.

Conheça outros benefícios do magnésio para a sua saúde.

Diminuição no risco de doenças cardíacas 

O consumo de magnésio resulta na diminuição do acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos e na regulação da pressão arterial. Esses benefícios previnem doenças cardiovasculares, como a hipertensão, e derrames.

Melhora na contração muscular

Importante para a contração dos músculos, o magnésio pode ser expelido do corpo através do suor, durante a prática intensa de exercícios físicos, por exemplo. Nesse caso, a suplementação pode ser favorável para um melhor desempenho e condicionamento físico durante as atividades.

Reduz alterações emocionais

Muitos podem não saber, mas o magnésio auxilia no tratamento de transtornos psicológicos. Isso porque ele é responsável pela produção de serotonina, neurotransmissor com função de regular o corpo, inclusive o humor e a memória. A deficiência do nutriente também pode causar ansiedade, depressão e estresse.

Tratamento doenças como diabetes 

O mineral também participa do processo de metabolização da insulina e da glicose. Quando há algum problema na produção do hormônio da insulina, o suplemento de magnésio ajuda no transporte de açúcar pela corrente sanguínea e previne a diabetes.

Fortalecimento dos ossos

A deficiência de magnésio no organismo é um fator de risco para doenças ósseas como a Osteoporose. O nutriente atua diretamente na formação e manutenção dos ossos e dosa a quantidade de vitamina D e hormônios paratireoides.

A partir dessas observações, é importante ressaltar que o cálcio não é a única fonte de fortalecimento ósseo. Outros nutrientes, como a vitamina D, a vitamina K e o próprio magnésio, contribuem ativamente no desenvolvimento do esqueleto.

Nos casos em que o cálcio não é absorvido de maneira adequada, o organismo faz um trabalho de compensação. Ele retira o cálcio dos ossos e leva a outras partes do corpo, o que pode resultar no enfraquecimento do esqueleto.

Descubra a importância do cálcio na formação óssea.

Alimentos ricos em magnésio

Agora você já sabe o quanto o magnésio é fundamental para o nosso corpo. Mas quais alimentos são ricos em magnésio e como podemos inseri-los na nossa rotina alimentar?

Uma alta concentração de magnésio pode ser encontrada principalmente em frutas, legumes, verduras, grãos integrais e até no leite e derivados. Confira a seguir uma lista com os principais exemplos:

  • Frutas: abacate e banana;
  • Grãos: arroz integral, trigo integral e aveia (grãos e farelo);
  • Leguminosas: feijão, grão de bico e lentilha;
  • Leite: iogurte e outros derivados;
  • Oleaginosas: amêndoas, amendoim e castanhas;
  • Sementes: de abóbora e de girassol;
  • Vegetais: folhas verdes e abóbora;

Outros alimentos industrializados, como o chocolate, contém uma quantidade considerável de magnésio na sua composição. Dê preferência ao tipo amargo, que possui menos calorias e mais nutrientes.

Conheça outros alimentos que são importantes no combate à Osteoporose.

Como consumir magnésio

Uma alimentação equilibrada com alimentos diversos muitas vezes é suficiente para adquirir a quantidade ideal de magnésio. A ingestão diária recomendada desse mineral pode variar para cada paciente, levando em conta fatores como idade e sexo.

Em alguns casos, quando o paciente apresenta deficiência na absorção desse mineral, é recomendado o uso de suplementos. Porém, quando mal administrado, o suplemento pode causar sintomas como fraqueza, náuseas, vômitos, entre outros.

Por isso, é necessário fazer acompanhamento com um médico ou nutricionista. Assim, além de encontrar a origem do problema, o profissional irá indicar o tratamento adequado para cada caso. 

Quer saber mais sobre cuidar da sua saúde óssea? Baixe o material gratuito com sete dicas de como se prevenir contra a Osteoporose.

 

Inscreva-se na newsletter

Receba dicas da Osso Forte para cuidar da sua saúde

>>

    Inscreva-se na newsletter

    Receba dicas da Osso Forte para cuidar da sua saúde