8 receitas saborosas para combater a Osteoporose

Combater a Osteoporose implica em ter uma alimentação saudável, pois é durante as refeições que nosso corpo adquire os nutrientes de que precisa. Ao associarmos à prática constante de exercícios físicos, os resultados são ainda melhores, pois essa combinação é fundamental para a formação dos ossos e dos músculos.

Para pessoas que sofrem com a falta de cálcio e vitamina D ou são intolerantes à lactose, a alimentação precisa receber ainda mais atenção. Muitas vezes é necessário ter o acompanhamento de um nutricionista ou utilizar suplementos para oferecer ao corpo o que ele precisa.

Porém, existem muitas receitas saudáveis que você pode incorporar ao seu cardápio e garantir a aquisição desses nutrientes. Confira oito ideias de sucos, lanches e refeições saborosas e práticas que você pode fazer em casa.

Sucos

1. Vitamina de mamão com iogurte

Além do iogurte, que é um derivado do leite rico em cálcio, essa receita também leva duas frutas ricas neste mineral e também em vitamina D.

Ingredientes

1 copo de iogurte

1 fatia pequena de mamão picado (cerca de 30 gramas)

1/2 copo de suco de laranja

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

2. Suco de cenoura, couve e brócolis

Tanto a couve quanto o brócolis são verduras escuras e, por isso, ricas em cálcio. Nessa receita você pode combiná-los com cenoura e maçã para fazer um delicioso suco antioxidante. Vale a pena também consumir esses ingredientes em uma salada.

Ingredientes

3 cenouras

½ maça

1 xícara de brócolis

3 folhas de couve

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

Lanches

4. Sanduíche de atum

Assim como outros peixes de águas profundas, o atum é rico em vitamina D e cálcio. Combinado com outros ingredientes saudáveis como verduras e legumes, dá um bom lanche.

Ingredientes

2 fatias de pão integral

1 colher de atum enlatado escorrido

½ colher de maionese

½ tomate pequeno cortado em rodelas

½ cenoura pequena ralada

1 folha de alface

Cebola a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela, misture o atum, a maionese, a cenoura e a cebola. Depois, coloque o recheio sobre uma das fatias de pão e cubra com o alface e o tomate. Feche o pão com a segunda fatia e sirva.

5. Iogurte com mix de nuts

O mix de nuts é muito saudável e rico em nutrientes, inclusive em cálcio. No entanto, não podemos consumir oleaginosas em grande quantidade. Portanto, uma porção por dia é suficiente.

Ingredientes

1 nozes

1 castanha do pará

3 amêndoas

1 damasco seco

5 uvas passa

1 copo de iogurte natural

Modo de preparo

Adicione o mix de nuts ao iogurte e sirva.

6. Milkshake de açaí com banana

O açaí é um alimento rico em diversos nutrientes, inclusive em cálcio, e ele combina com várias receitas, até mesmo com peixe. Mas para o lanche, usaremos esse ingrediente para fazer um delicioso milk shake com banana, leite e iogurte.

Ingredientes

1 copo de iogurte natural gelado (200 g)

250 g de açaí congelado

6 fatias de banana

6 colheres (sopa) de leite

Modo de preparo

Bata no liquidificador até ficar homogêneo e sirva gelado.

Refeição

7. Gratinado de legumes com tofu

O tofu é um queijo da soja muito rico em cálcio. Por ser de origem vegetal, esse alimento pode ser consumido tanto por pessoas vegetarianas ou veganas, como também por pacientes com intolerância à lactose. Essa receita serve até 2 pessoas.

Ingredientes

1 abobrinha pequena fatiada

1 berinjela pequena fatiada

¼ lata de molho de tomate

¼ bloco de tofu fatiado (100g)

½ talo de alho poró fatiado

1 tomate pequeno picado

Azeite a gosto

Pimenta e sal a gosto

Modo de Preparo

Preaqueça o forno em 180ºC. Coloque metade do molho de tomate em um refratário e cubra com as fatias de abobrinha e berinjela intercaladas. Tempere com azeite, pimenta e sal a gosto e cubra com a outra parte do molho.

Em seguida, cubra com uma camada com o tofu fatiado, salpique o alho poró e tempere novamente. Finalize com os tomates picados e leve ao forno preaquecido por 30 minutos, ou até que os legumes estejam macios.

8. Salmão com ervas finas

O salmão também é um peixe rico em cálcio e vitamina D, por isso é um excelente alimento para fortalecer os ossos. Nesta receita, indicamos a combinação com ervas finas, mas é possível servir esse peixe com saborosos molhos. O prato pode ser acompanhado com legumes e arroz.

Ingredientes

2 postas de salmão sem pele (250g cada)

Sal a gosto

Suco de ½ limão

Azeite a gosto

Ervas finas a gosto (salsa, estragão, cebolinha verde)

Modo de preparo

Tempere as postas do salmão sem a pele com sal e deixe descansar por cerca de três minutos. Unte uma frigideira grande com azeite e grelhe o peixe dos dois lados. Em outra panela, coloque uma porção de azeite e as ervas finas e deixe aquecer até espumar. Por fim, adicione o molho de ervas finas sobre o salmão e sirva.

Gostou das dicas? Para saber mais sobre a prevenção da Osteoporose, baixe gratuitamente nosso guia completo e saiba como se cuidar.

Inscreva-se na newsletter

Receba dicas da Osso Forte para cuidar da sua saúde

>>

    Inscreva-se na newsletter

    Receba dicas da Osso Forte para cuidar da sua saúde