Só é possível termos um corpo saudável se atribuirmos exercícios físicos e alimentação equilibrada no nosso dia-a-dia. Mas você já parou pra pensar se ingere nutrientes suficientes e como consumi-los diariamente?
As vitaminas são moléculas essenciais para o funcionamento regular do nosso metabolismo. Elas participam de processos de reações do corpo e produzem proteínas importantes.
Geralmente, as vitaminas são ingeridas através da alimentação, ou por suplementação em caso de déficit. Em ambos os casos, o acompanhamento nutricional é fundamental para garantir que a aquisição desses nutrientes ocorra da maneira correta para cada caso.
Dentre tantas vitaminas, falaremos hoje da vitamina K2, responsável pelo fortalecimento dos ossos e do controle da coagulação sanguínea. Você sabe como essa vitamina atua no seu organismo? Continue a leitura para descobrir.
O que é a Vitamina K2
A Vitamina K é uma substância importante que trabalha na alteração de moléculas de proteína que atuam na coagulação sanguínea. Seus principais são a vitamina K1 e a vitamina K2, sendo ambos fundamentais na saúde cardíaca e da estrutura óssea.
O tipo K2 em especial contribui para a formação óssea e para o funcionamento do cérebro. Além disso, impede doenças cardiovasculares e inibe a calcificação dos vasos sanguíneos. Alguns estudos apontam que a vitamina K2 traz mais benefícios à saúde do que qualquer outro tipo de vitamina K.
Como adquirir esse nutriente
A principal fonte de vitamina K2 são os alimentos de origem animal, por exemplo, ovo e fígado, além de poder ser encontrada em alimentos vegetais fermentados. Essa vitamina é absorvida pelo intestino com o auxílio da produção realizada pelas bactérias boas que habitam a flora intestinal em condições saudáveis.
Com orientação de um médico ou nutricionista, os suplementos à base de vitamina K podem ser bons aliados para uma melhor ingestão. Geralmente a suplementação é recomendada quando o paciente apresenta alguma deficiência na absorção da substância, problema identificado através da coleta de sangue.
Porém, se adquirida em excesso e sem a supervisão de um profissional, a vitamina pode ter efeito negativo no corpo humano, aumentando o risco de trombose e de icterícia. Segundo o Ministério da Saúde, o consumo médio recomendado é de 65 mg de Vitamina K, independente do gênero.
O papel da Vitamina K2 no corpo
A vitamina K2 traz benefícios importantes para o corpo humano. Ela auxilia no processo de coagulação do sangue e diminui o acúmulo de minerais nas artérias. Além de fortalecer os ossos, essa vitamina auxilia na cicatrização e na reposição de nutrientes nos ossos por meio da regulação do depósito de cálcio no organismo.
O tipo K2 tem ainda um papel importante na prevenção de fraturas no esqueleto, além de prevenir a Osteoporose, que afeta muitos brasileiros. Por fim, o nutriente também atua na prevenção de doenças cardíacas, hemorragias e tumores.
A falta de vitamina K2
A falta da vitamina K2 não é uma condição normal, já que ela pode ser encontrada em alimentos variados e produzida pela flora intestinal. Entre os principais sintomas estão o sangramento incomum no nariz ou no estômago, além do enfraquecimento dos ossos.
A deficiência de vitamina K2 também pode levar ao enfraquecimento dos ossos. Por atuar no metabolismo do cálcio, regulando a sua deposição no organismo, essa vitamina contribui para evitar problemas na calcificação. Por isso, o uso de suplementação da vitamina K2 também é feito visando a prevenção e tratamento da osteoporose.
A importância em adquirir outros nutrientes
Além das vitaminas, outros nutrientes são necessários para a regulação das atividades corporais e das funções vitais do organismo. Presentes com abundância nos alimentos em geral, os carboidratos, proteínas e lipídios são conhecidos como macronutrientes. Já os micronutrientes são aqueles que possuem menor incidência, como é o caso dos minerais e das vitaminas, incluindo a K2.
Investir em uma boa alimentação ajuda na prevenção e no tratamento de doenças e proporciona uma vida mais saudável e leve. O processo de reeducação alimentar busca manter as atividades do organismo enquanto você absorve diversos nutrientes para a manutenção da sua saúde.
Gostou deste conteúdo? Baixe o guia completo sobre prevenção contra a Osteoporose em mulheres.